A asma é uma doença que dificulta a entrada e saída do ar nos pulmões, causando crises de falta de ar, os brônquios do pulmão de quem tem asma são mais sensíveis, reagindo com um pequeno sinal de irritação, como por exemplo a poeira.
A asma pode ser induzida de vários fatores, como alergias alimentares, mudança de temperatura, obesidade, e também induzida por exercícios.
Algumas pessoas que não tem asma, desenvolvem os sintomas durante o exercício, no qual o ambiente também é um fator para o desencadeamento dos sintomas da asma.
Na sala de aula podemos mostrar aos alunos como a doença pode ser induzida, assim como se algum aluno tenha tal problema, mostrar para os demais as dificuldades de uma pessoa com asma.
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/ saude/temas/asma>. Acesso em: 22 de set. 2016.
Disponível em: <http://sbpt.org.br/espaco- saude-respiratoria-asma-ats/>. Acesso em: 22 de set. 2016.
(1_EDFIS_LIC_NB_Larissa_Ligeski)
ResponderExcluirÉ importante trabalhar tipos de doenças que podem afetar os sistemas que são estudados, pois é possível alunos da sala de aula obter tal doença e não saber, e assim poderá ir ao médico antes de ocorrer dificuldades maiores, ou também alunos que já tem conhecimento da doença, podem saber como ela é e onde ela afeta. Vale lembrar que quando trabalhamos fatos do dia-a-dia na sala de aula, obtemos maior atenção e participação dos alunos, ajudando-os a aprender.
Blog anatomia em foco agradece a sua contribuição.
Excluir(1_EDFIS_LIC_NA_Jessica_Martins)
ResponderExcluirMuito interessante a postagem. Parabéns.
Doenças respiratórias são muito frequentes, e é interessante mostrar aos alunos causas, tratamentos, etc.
Blog anatomia em foco agradece sua contribuição.
Excluir1_EDFIS_LIC_NA_Mônica_Ribas
ResponderExcluirÉ sempre bom trabalhar conteúdos assim em sala de aula,pois muitos alunos tem dificuldades respiratórias parecidas com asma e assim estudando entendem como a doença funciona,se prevenirem em dias quentes e secos onde tem muita poeira sendo um dos piores fatores pra quem já apresenta alguma doença respiratória
Blog anatomia em foco agradece a sua contribuição.
Excluir