A
importância das atividades lúdicas no cotidiano escolar, independentemente do
nível em que se encontra o educando é extremamente importante, os alunos quando
em suas aulas seus professores desenvolvem atividades além das tradicionais, há
mais interesse em se aprender a matéria, e maior facilidade de memorizá-la para
seu conhecimento e atividades avaliativas futuras, e uma espécie de jogo de
perguntas e respostas pode ser utilizado como uma forma de estudo que permita
ao aluno entender e aprender a Anatomia Humana se divertindo.
Este
tipo de atividade pode ser inserida em qualquer nível de ensino, pois auxiliará
na captação do aprendizado, e é valido ressaltar que somente deve ser aplicado
depois de finalizar todas as teorias e as práticas possíveis da do conteúdo em
questão.
Essa espécie de jogo de
“perguntas e respostas”, consiste em duas etapas, a primeira acontece ao
dividir a turma de alunos em grupos de no máximo três integrantes, e cada grupo
deverá desenvolver duas perguntas, estas poderão ser descritivas, múltipla
escolha, verdadeiro ou falso, ou para relacionar colunas, permitindo o uso das
peças anatômicas. Cada questão deverá conter sua resposta, e onde ela se
encontra nos materiais utilizados nas aulas, as mesmas devem incluir somente os
conteúdos já estudados e analisados, que em nosso caso é a Artrologia e
Osteologia. Depois de elaboras as perguntas, o professor aplicador da atividade
deverá qualificá-las, observando se realmente atendem aos critérios
solicitados.
Na segunda etapa, o jogo funcionará da
seguinte forma:
Cada
grupo que desenvolveu as questões irão se reunir, e as equipes serão sorteadas
para competir em duelos, logo após, iniciará o jogo. Os participantes deverão
se posicionar em lados opostos de uma mesa, onde haverá um objeto que dará o
“poder de resposta”. A questão será lida
pelo professor aplicador, que ao final dará um sinal que permitirá o
participante pegar o objeto. Ao serem respondidas todas as perguntas, serão
somados os pontos adquiridos, e anunciado o vencedor.
Regras:
·
Sorteio dos grupos que irão duelar.
·
Cada integrante da equipe deve participar do
duelo.
·
Os participantes devem manter a mão na altura
da cabeça e corpo ereto.
·
O professor irá ler todas as perguntas e ao
final delas deverá apitar, ou usar outro tipo de sinal, como permissão para
pegar o objeto de “poder de resposta” e responder a questão.
·
Ao pegar o objeto antes do termino da leitura
da pergunta, o aplicador da atividade deverá parar a leitura imediatamente.
·
Cada integrante obtém três (3) direitos de
consulta somente aos colegas de equipe.
·
O participante que acertar a questão irá
ganhar um (1) ponto.
·
A equipe que não pegar o objeto utilizado
como referencial de “poder de resposta” não perderá ponto.
·
Caso o questionado pegue o objeto e não saiba
a resposta, a equipe adversária irá pontuar.
·
Ganhará quem fizer a melhor pontuação.
Dicas:
·
Para estímulo do aluno, a equipe vencedora
poderá ganhar além da média 10,0, determinada quantidade de pontos.
·
Usar tintas de rosto, ou outro tipo de
material para marcar quem perdeu o duelo, como um tipo de consequência.
·
O objeto utilizado como “poder de resposta”
poderá ser bolinha pequena, garrafa pet, ou também um tecido.
·
Pode ser utilizada essa atividade como uma
revisão de conteúdos para uma atividade avaliativa para obtenção da nota
parcial do aluno.
·
As regras podem ser alteradas de acordo com a
opinião do educador.
Disponível em: <http://www.feis.unesp.br/Home/Eventos/encivi/ivencivi-2010/jogo-animatomia-uma-proposta-ludica-no-processo-de-ensino-de-anatomia-e-fisiologia-humana.pdf> Acesso em: 18 Jun. 2016.
Disponível em: <http://www.feis.unesp.br/Home/Eventos/encivi/ivencivi-2010/jogo-animatomia-uma-proposta-ludica-no-processo-de-ensino-de-anatomia-e-fisiologia-humana.pdf> Acesso em: 18 Jun. 2016.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1_EDFIS_LIC_NA_ELISAMA_PAES
ResponderExcluirCom certeza é uma ideia muito interessante, porque além de ajudar os alunos a fixarem o conteúdo de uma maneira fácil e criativa, também ajuda na interação entre eles por ser uma atividade em grupo, sendo uma competição, porém de maneira saudável, sempre buscando a diversão e o lazer para ajudar na compreensão do conteúdo.
Esta forma de ensino ajuda o aluno a buscar a superação de suas capacidades para melhorá-las e adquirir conhecimento através de um jogo.
ExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
1_EDFIS_LIC_NB_Luan_Gelber
ResponderExcluirAnatomia sendo uma disciplina com muitas nomenclaturas, esse jogo pode ajudar o aluno a memorizar e assim aprender brincando a anatomia, especialmente quando o conteúdo é osteologia.
Com certeza,Luan
ExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
1_EDFIS_LIC_NB_Aureliane_Schults_Paes
ResponderExcluirAtividade lúdicas sempre são uma boa saída quando o conteúdo pode ser extenso e um pouco complexo, como na da artrologia e osteologia. Além dessas atividades servirem para fixação do conteúdo, elas podem se tornar um fator que desperta o interesse pelo assunto, pois sai da metodologia habitual e o aluno passa a ver a matéria com outros olhos.
Percebendo nossas dificuldades podemos notar quais características uma boa aula realizada pelo professor pode representar para diferenciar o aprendizado e assim superar os obstáculos com metodologias diferentes.
ExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
(1_EDFIS_LIC_NB_Guilherme_França)
ResponderExcluirJogos lúdicos podem ajudar no interesse dos alunos para aprender a matéria até por ser uma matéria com muta nomenclatura, faz com que seja uma matéria muito complexa e por sermos professores de educação física as atividades recreativas e jogos lúdicos podem ser que a aprendizagem seja mais fácil.