sábado, 18 de junho de 2016

(1_EDFIS_LIC_NB_Larissa_Ligeski‏‎) BRINCAR DE APRENDER ANATOMIA


A importância das atividades lúdicas no cotidiano escolar, independentemente do nível em que se encontra o educando é extremamente importante, os alunos quando em suas aulas seus professores desenvolvem atividades além das tradicionais, há mais interesse em se aprender a matéria, e maior facilidade de memorizá-la para seu conhecimento e atividades avaliativas futuras, e uma espécie de jogo de perguntas e respostas pode ser utilizado como uma forma de estudo que permita ao aluno entender e aprender a Anatomia Humana se divertindo.
Este tipo de atividade pode ser inserida em qualquer nível de ensino, pois auxiliará na captação do aprendizado, e é valido ressaltar que somente deve ser aplicado depois de finalizar todas as teorias e as práticas possíveis da do conteúdo em questão.
Essa espécie de jogo de “perguntas e respostas”, consiste em duas etapas, a primeira acontece ao dividir a turma de alunos em grupos de no máximo três integrantes, e cada grupo deverá desenvolver duas perguntas, estas poderão ser descritivas, múltipla escolha, verdadeiro ou falso, ou para relacionar colunas, permitindo o uso das peças anatômicas. Cada questão deverá conter sua resposta, e onde ela se encontra nos materiais utilizados nas aulas, as mesmas devem incluir somente os conteúdos já estudados e analisados, que em nosso caso é a Artrologia e Osteologia. Depois de elaboras as perguntas, o professor aplicador da atividade deverá qualificá-las, observando se realmente atendem aos critérios solicitados.
Na segunda etapa, o jogo funcionará da seguinte forma:
Cada grupo que desenvolveu as questões irão se reunir, e as equipes serão sorteadas para competir em duelos, logo após, iniciará o jogo. Os participantes deverão se posicionar em lados opostos de uma mesa, onde haverá um objeto que dará o “poder de resposta”.  A questão será lida pelo professor aplicador, que ao final dará um sinal que permitirá o participante pegar o objeto. Ao serem respondidas todas as perguntas, serão somados os pontos adquiridos, e anunciado o vencedor.

Regras:
·         Sorteio dos grupos que irão duelar.
·         Cada integrante da equipe deve participar do duelo.
·         Os participantes devem manter a mão na altura da cabeça e corpo ereto.
·         O professor irá ler todas as perguntas e ao final delas deverá apitar, ou usar outro tipo de sinal, como permissão para pegar o objeto de “poder de resposta” e responder a questão.
·         Ao pegar o objeto antes do termino da leitura da pergunta, o aplicador da atividade deverá parar a leitura imediatamente.
·         Cada integrante obtém três (3) direitos de consulta somente aos colegas de equipe.
·         O participante que acertar a questão irá ganhar um (1) ponto.
·         A equipe que não pegar o objeto utilizado como referencial de “poder de resposta” não perderá ponto.
·         Caso o questionado pegue o objeto e não saiba a resposta, a equipe adversária irá pontuar.
·         Ganhará quem fizer a melhor pontuação.

Dicas:
·         Para estímulo do aluno, a equipe vencedora poderá ganhar além da média 10,0, determinada quantidade de pontos.
·         Usar tintas de rosto, ou outro tipo de material para marcar quem perdeu o duelo, como um tipo de consequência.
·         O objeto utilizado como “poder de resposta” poderá ser bolinha pequena, garrafa pet, ou também um tecido.
·         Pode ser utilizada essa atividade como uma revisão de conteúdos para uma atividade avaliativa para obtenção da nota parcial do aluno.

·         As regras podem ser alteradas de acordo com a opinião do educador.
Disponível em: <http://www.feis.unesp.br/Home/Eventos/encivi/ivencivi-2010/jogo-animatomia-uma-proposta-ludica-no-processo-de-ensino-de-anatomia-e-fisiologia-humana.pdf> Acesso em: 18 Jun. 2016.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. 1_EDFIS_LIC_NA_ELISAMA_PAES
    Com certeza é uma ideia muito interessante, porque além de ajudar os alunos a fixarem o conteúdo de uma maneira fácil e criativa, também ajuda na interação entre eles por ser uma atividade em grupo, sendo uma competição, porém de maneira saudável, sempre buscando a diversão e o lazer para ajudar na compreensão do conteúdo.

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    1. Esta forma de ensino ajuda o aluno a buscar a superação de suas capacidades para melhorá-las e adquirir conhecimento através de um jogo.
      O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

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  3. 1_EDFIS_LIC_NB_Luan_Gelber
    Anatomia sendo uma disciplina com muitas nomenclaturas, esse jogo pode ajudar o aluno a memorizar e assim aprender brincando a anatomia, especialmente quando o conteúdo é osteologia.

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    1. Com certeza,Luan
      O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

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  4. 1_EDFIS_LIC_NB_Aureliane_Schults_Paes
    Atividade lúdicas sempre são uma boa saída quando o conteúdo pode ser extenso e um pouco complexo, como na da artrologia e osteologia. Além dessas atividades servirem para fixação do conteúdo, elas podem se tornar um fator que desperta o interesse pelo assunto, pois sai da metodologia habitual e o aluno passa a ver a matéria com outros olhos.

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    1. Percebendo nossas dificuldades podemos notar quais características uma boa aula realizada pelo professor pode representar para diferenciar o aprendizado e assim superar os obstáculos com metodologias diferentes.
      O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

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  5. (1_EDFIS_LIC_NB_Guilherme_França)
    Jogos lúdicos podem ajudar no interesse dos alunos para aprender a matéria até por ser uma matéria com muta nomenclatura, faz com que seja uma matéria muito complexa e por sermos professores de educação física as atividades recreativas e jogos lúdicos podem ser que a aprendizagem seja mais fácil.

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