A utilização de jogos em sala de aula é uma das formas de
atrair a atenção dos alunos para assuntos considerados complexos ou de difícil
entendimento. Os jogos auxiliam na fixação do conteúdo, além de proporcionar
variedades, fugindo dos métodos tradicionais de ensino.
O jogo online abaixo se trata de um teste prático sobre o esqueleto humano, o qual, o aluno deverá assimilar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas às proposições sugeridas pelo jogo. Sua utilização pode ser feita após uma explicação sobre o esqueleto humano, como atividade de fixação, aproveitando os recursos tecnológicos presentes no dia-a-dia, como celulares, tablets e até mesmo laboratórios de informática, caso a instituição disponha dessa possibilidade. Uma alternativa numa situação que nem todos os alunos usufruam desses objetos tecnológicos, é aplicar essa atividade em grupos.
Esse recurso pode tornar a aula mais dinâmica, fazendo com que o aluno se interesse pela matéria de forma lúdica.
• O jogo online “Desafio – Esqueleto” funciona de seguinte forma:
Ao dar play, o jogo começa a marcar tempo e a sugerir partes do esqueleto humano a serem reconhecidos, ao identificá-los na imagem, basta clicar no ponto correspondente à sugestão. Ao final do jogo, ele informará a quantidade de acertos, de erros que ocorreram ao longo do desafio, a porcentagem decorrente dos acertos e o tempo em que foi concluído.
Bom jogo!
O jogo online abaixo se trata de um teste prático sobre o esqueleto humano, o qual, o aluno deverá assimilar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas às proposições sugeridas pelo jogo. Sua utilização pode ser feita após uma explicação sobre o esqueleto humano, como atividade de fixação, aproveitando os recursos tecnológicos presentes no dia-a-dia, como celulares, tablets e até mesmo laboratórios de informática, caso a instituição disponha dessa possibilidade. Uma alternativa numa situação que nem todos os alunos usufruam desses objetos tecnológicos, é aplicar essa atividade em grupos.
Esse recurso pode tornar a aula mais dinâmica, fazendo com que o aluno se interesse pela matéria de forma lúdica.
• O jogo online “Desafio – Esqueleto” funciona de seguinte forma:
Ao dar play, o jogo começa a marcar tempo e a sugerir partes do esqueleto humano a serem reconhecidos, ao identificá-los na imagem, basta clicar no ponto correspondente à sugestão. Ao final do jogo, ele informará a quantidade de acertos, de erros que ocorreram ao longo do desafio, a porcentagem decorrente dos acertos e o tempo em que foi concluído.
Bom jogo!
Disponível em: <http://www.purposegames.com/game/e2e235f6 >. Acesso em: 19 de jun. 2016.
1_EDFIS_LIC_NA_Any_Almeida: Muito boa sua postagem. O jogo é simples e desperta a curiosidade, além de ser uma alternativa divertida para a aula teórica. Usar o jogo como forma de avaliar os conhecimentos, no lugar de prova teórica seria mais eficaz, o aluno pode sentir-se mais seguro e demonstrar melhor o que aprendeu.
ResponderExcluir(1_EDFIS_LIC_NA_Amanda_Dias_Da_Silva) Obrigada, Any! Concordo com sua colocação, de certa forma o aluno se sentiria mais à vontade e com certeza teria um melhor desempenho do que quando aplicado à ele uma prova teórica, a qual involuntariamente desencadeia um desequilíbrio emocional apenas pela definição de "é uma prova".
ExcluirObrigada pelo comentário!
Sair um pouco do meio tradicional pode ser um estimulo aos alunos, não usar o termo prova, evita o pensamento "eu não sei nada", se bem conciliado a teoria, a fixação que o jogo proporcionará será muito melhor que o "decoreba" um dia antes da prova.
Excluir“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”
Em ralação a ser um professor de educação física, é natural ter a reprovação dos alunos quando surgem as palavras "aulas teóricas", usar TICs para torna-las mais interessantes pode ser uma boa saída.
ResponderExcluir“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”
1_EDFIS_LIC_NA_Gabriel_Iurassek
ResponderExcluirGostei bastante , pois é uma forma divertida e legal de se aprender . Mesmos nos erros você aprende , isso é bom para motivar o aluno a continuar tentanto até acertar .
(1_EDFIS_LIC_NA_Amanda_Dias_Da_Silva) Exatamente, Gabriel! Levando em consideração que o jogo pode ser jogado por diversas vezes, e auxiliar muito na fixação do conteúdo. Com isso, tornar os erros menos frequentes, pois o aluno já assimilará mais facilmente o que está sendo proposto pelo jogo.
ExcluirObrigada pelo comentário!
“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”
ExcluirQuando você concilia a teoria com matérias mais didáticos, mais lúdicos, isso faz com que seus alunos tenham vontade de participar mais ativos das aulas, não apenas como espectadores.
ResponderExcluir“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”
Realmente uma ótima ferramenta para o professor utilizar de forma a facilitar o aprendizado. Contudo como foi dito nem todas instituições/alunos possuem o acesso à tal ferramenta. Ao professor resta conhecer a realidade de sua turma antes de impor essa atividade, ou apenas poderá utilizar como forma de atividade extra, sem atribuições de notas.
ResponderExcluirLuis, você é aluno? pois seu comentário não foi identificado como tal.
ExcluirCada realidade traz ao professor dois lados, as vantagens e os desafios, o professor deve se adaptar ao cotidiano da comunidade, do ambiente escolar e dos sues alunos para tornar o ambiente escolar mais atrativo de fato.
Excluir“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”
falha minha.
Excluir1_EDFIS_LIC_NB_Luis_Henrique
Realmente uma ótima ferramenta para o professor utilizar de forma a facilitar o aprendizado. Contudo como foi dito nem todas instituições/alunos possuem o acesso à tal ferramenta. Ao professor resta conhecer a realidade de sua turma antes de impor essa atividade, ou apenas poderá utilizar como forma de atividade extra, sem atribuições de notas.
ResponderExcluir(1_EDFIS_LIC_NA_Amanda_Dias_Da_Silva) Muito boa sua colocação, Luis Henrique. Mesmo que não seja atribuído nota, o aluno já terá um ganho enorme desempenhando essa atividade como fixação do conteúdo, além de se divertir com jogos educativos.
ExcluirObrigada pelo comentário!
1_EDFIS_LIC_NB_Ariane_Barbosa
ResponderExcluirRealmente o jogo vem sendo incorporado na questão educacional cada vez mais e cabe a nós professores incentivar e propor novas formas de aprendizado, sendo através de jogos, vídeo aulas, teatro...enfim há uma infinidade de métodos para aprendizagem do aluno.
(1_EDFIS_LIC_NA_Amanda_Dias_Da_Silva) Isso mesmo, Ariane! Hoje em dia temos acesso à milhares de informações, cabe a nós transformá-las em conhecimento!
Excluir“O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir(1_EDFIS_LIC_NA_KELIN_THAIS_DE_MOURA) Realmente o jogo é uma ótima ferramenta para ser usada na aprendizagem, inclusive diversos artigos defendem que os jogos tendem a ser bons pois são uma forma diferente e nova de ensinar,fugindo assim do modo sistêmico e roteiro aplicado na maioria das vezes.
ResponderExcluir