quarta-feira, 29 de junho de 2016

(1_EDFIS_LIC_NB_Everaldo_Nunes) TIPOS DE FRATURAS



Fratura é quando quebramos um osso, geralmente ocorre por consequência de algum tipo de acidente. Os ossos são rígidos, mas em caso de forte impacto ele pode se quebrar (como uma régua de plástico quando se dobra muito).
Muitas das vezes podemos nos deparar com alguém que sofreu algum tipo de fratura, principalmente em aulas práticas de Educação Física, fazendo-se necessário ter um breve conhecimento sobre os diversos tipos de fraturas existentes. Diante disto, torna-se relevante que o profissional de Educação Física dissemine este conhecimento para seus alunos, abordando os diferentes tipos de Fraturas. Algumas delas:

·        Fratura longitudinal – ao longo do eixo do osso;
·        Fratura espiral - uma fratura onde um pedaço de osso é girado;
·        Fratura oblíqua exposta – a fratura cresce na diagonal;
·        Fratura transversa – o osso se fratura transversalmente em relação ao eixo;
·      Fratura incompleta (ou simples) – o osso é parcialmente fraturado de um lado, mas não quebra completamente e o resto do osso permanece intacto;
·        Fratura cominutiva – osso se quebra em vários pedaços;
·        Fratura oblíqua desviada: os fragmentos do osso se deslocam;
·   Fratura em galho verde – o osso se deforma, mas não ocorre a fratura (comum em crianças).


Vale ressaltar que a criança tem um estilo de vida mais ativo do que o adulto e está mais propensa à fratura, e as pessoas com doenças e distúrbios que enfraquecem os ossos têm um alto risco de fratura, por exemplo aquelas que sofrem de osteoporose, infecção e câncer. As fraturas por estresse são causadas por estresse repetitivo e ocorrem principalmente em atletas profissionais.

Disponível em:< http://www.fisioterapiaparatodos.com/p/dor-osso/fratura-cominutiva/ >. Acesso em: 28 de jun. 2016.

6 comentários:

  1. 1_EDFIS_LIC_NA_Elias_Godk: muito interessante saber os tipos de fratura. E uma dúvida que eu tenho é: será que na fratura incompleta ou na galho verde que são fraturas menos dolorosas, poderia ocorrer um desleixo do lesionado em relação ao cuidado daquela deformação ou fratura, e aquele osso mal cuidado causar uma deformação no membro (como o pé por exemplo) afetado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta é muito interessante, pois ao apresentar o conteúdo o professor não deveria ter duvidas, nos fatos e nas consequências, procurar prever possíveis duvidas antes de aplicar o conteúdo nos ajuda a montar uma aula mais clara e objetiva.
      Nem sempre o seu leitor tem o conhecimento necessário para compreender todo o texto, perguntas assim ajudam nessa compreensão.

      “O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.”

      Excluir
  2. (1_EDFIS_LIC_NB_Everaldo_Nunes)

    Os sinais e sintomas de uma fratura dependem de vários fatores, entre eles: a idade do paciente, saúde geral, a gravidade das lesões e o osso que foi afetado. Porém, se esta fratura não for corrigida o mais rápido possível, poderá sim causar uma deformação e consequentemente dores e problemas mais graves, principalmente em crianças, que por sua vez, ainda estão em fase de crescimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o professor está presente na vida do aluno, o mesmo pode informar ao mesmo sobre tais fraturas e assim evitar lesões, além de outros problemas por falta de informação.
      O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  3. 1_EDFIS_LIC_NB_DEGIORGIO_SOUZA O profissional de educação física pode ressaltar a necessidade de uma boa alimentação,atividade física e "tomar sol" regularmente para que não ocorram problemas resultando no enfraquecimento dos ossos que poderiam causar uma fratura patológica por exemplo. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebe-se que através de exemplos de fraturas no ossos pode-se trabalhar com grande variedade de conteúdo como citado, o que facilita o ensino e aprendizagem.
      O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir