segunda-feira, 27 de junho de 2016

(1_EDFIS_LIC_NB_Aureliane_Schults_Paes) LESÃO NO LIGAMENTO CRUZADO: O QUE VOCÊ SABE SOBRE ISSO?

Para atletas que praticam esportes de alta demanda física, como o futebol e basquete a torção no joelho e a ruptura/estiramento do ligamento cruzado anterior do joelho é uma lesão frequente.
Quem nunca ouviu falar na TV, que o jogador do seu time de futebol sofreu um estiramento ou rompeu o ligamento do joelho em algum jogo e/ou treino?

Mas o que é isso, realmente?
Como ocorre?
E tem recuperação?

O trauma, normalmente ocorre com o pé fixo ao solo, ou preso à perna do adversário, ocorrendo rotação anormal interna ou externa do fêmur em relação à tíbia, como mostra na figura abaixo.
Disponível em: <http://www.drthiagoamaral.com.br/ligamento.html> Acesso em 23 jun. 2016.
A articulação do joelho é formada pelo encontro de três ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a rótula (patela). A rótula está na frente da articulação, para protegê-la.

Anatomia do joelho
Os ossos são conectados entre si por meio de ligamentos. Há quatro ligamentos principais no joelho. Eles agem como fibras resistentes que mantêm os ossos unidos e o joelho estável.

Ligamentos cruzados
São encontrados no interior da articulação do joelho. Eles se cruzam formando um X; o ligamento cruzado anterior fica na frente, e o ligamento cruzado posterior, atrás. Os ligamentos cruzados controlam o movimento do joelho para frente e para trás.
O ligamento cruzado anterior cruza longitudinalmente o centro do joelho. Ele impede que a tíbia se desloque para frente do fêmur, além de conferir estabilidade rotacional ao joelho.

O que pode causar a lesão do ligamento:
· Mudança rápida de direção
· Parar de uma vez
· Reduzir a velocidade durante uma corrida
· Apoiar os pés incorretamente depois de um salto
· Contato direto ou colisão, como um desarme no futebol.
Nos casos de lesão total e parcial devido ao fato desta estrutura não cicatrizar é quase unanime a opinião de especialistas quanto a cirurgia de reconstrução, principalmente, em pacientes ativos e que tenham queixas de falseio, e assim restabelecer a estabilidade e função.
Embora os casos ocorram com mais frequência com atletas de alto desempenho, esse tipo de lesão ocorre, também, em muitos casos, com os atletas do final de semana tem o hábito da prática esportiva como forma de lazer. Além disso, as práticas que possam vir a ser trabalhadas em aulas e em jogos escolares não estão livres de uma possível eventualidade como esta, pois ela pode ocorrer através de movimentos realizados frequentemente e facilmente pelos alunos.
Portanto, é de extrema importância o conhecimento do profissional de Educação Física sobre este tipo de lesão para o desenvolvimento das práticas levadas aos alunos e o repasse de informações sempre que necessário devido a gravidade do assunto.

Disponível em: <http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=A00752> Acesso em 23 jun. 2016.

2 comentários:

  1. (1_EDFIS_LIC_NB_Everaldo_Nunes)

    Além do repasse de informações do profissional de Educação Física sobre a gravidade deste tipo de lesão, é necessário também que este profissional reforce a execução de alongamentos antes e depois de cada exercício, a percepção de manter a musculatura forte e bem condicionada e evitar o excesso de exercícios físicos que afetem principalmente a articulação do joelho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar no bem estar do aluno é sempre necessário para a aula, não apenas em realizar simplesmente os exercícios, mas realizá-los com saúde, evitando futuras lesões.
      O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir