quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

(1_EDFIS_LIC_NA_Jessica_Martins)TODOS OS HOMENS JÁ FORAM MULHERES!

Entenda agora o porquê.
Na verdade, fenotipicamente, ou seja, em relação à aparência dos indivíduos, todos os humanos começam sua vida uterina com gêneros sexuais neutros. A aparência externa das genitálias só aparecerá depois de algumas semanas de gestação.
Como vocês já sabem, dentro das nossas células nós temos 23 pares de cromossomos. Vinte dois destes pares são chamados de cromossomos autossômicos, enquanto o par restante é de cromossomos sexuais. Homens apresentam dois cromossomos diferentes (X e Y) e as mulheres dois cromossomos do mesmo tipo (dois cromossomos X).
Somente o cromossomo X estará ativo nas primeiras seis semanas de desenvolvimento do embrião. Este cromossomo é o que determinará as características físicas de uma mulher até o nascimento do bebê. Após as primeiras seis semanas, nos homens, o cromossomo Y é ativado.
E o que o cromossomo Y muda no desenvolvimento do ser humano?
O cromossomo Y inclui um gene chamado de SRY. Este gene tem duas funções. Uma é inibir o funcionamento de alguns genes do cromossomo X, a outra é impor a dominância do cromossomo Y sobre o cromossomo X para que as características masculinas se desenvolvam.

As “gônadas” se deslocam do seu lugar e acabam se transformando em testículos que acabam sendo envolvidos pelo tecido que formaria nas mulheres os lábios vaginais, formando o saco escrotal e pênis.
Outra coisa interessante deste desenvolvimento é que os mamilos são formados nos embriões antes da ativação do cromossomo Y. Por isto homens têm mamilos, mas não desenvolvem seios porque o cromossomo Y inibe a formação dos seios durante a puberdade.

Esse é um assunto muito interessante, pois é uma curiosidade do nosso corpo que poucas pessoas têm conhecimento. Uma aula com esse conteúdo, pode ser aplicada aos alunos do Ensino Médio. Pois já são maduros e, entendem com mais facilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário