sexta-feira, 23 de setembro de 2016

(1_EDFIS_LIC_NA_Luiz_Ricardo_De_Matos)FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS ATRAVÉS DE JOGOS.

Hoje não se ensina mais como antigamente: professor falando e aluno anotando. É preciso rever as formas de ensinar e aprender, e uma dessas novas formas é a utilização de jogos como recursos didáticos, seja ele usado para introduzir conceitos ou fixa-los. os jogos são validos em aplicação didática pois ajudam a chamar a atenção do aluno, pois nos dias atuais com tantos recursos online, acaba ficando difícil despertar o interesse dos alunos com o velho quadro e giz. 
O jogo online abaixo é constituído de cinco etapas sobre o sistema circulatório, no qual o objetivo do aluno é colocar em pratica os conhecimentos adquiridos em aulas anteriores. portanto o professor pode utiliza-lo em suas aulas para que o aluno assimile melhor o conteúdo aplicado.
O jogo sobre o sistema circulatório funciona da seguinte maneira, ao abrir o site do jogo, apareceram cinco atividades que não precisam necessariamente ser realizadas em ordem.
PRIMEIRA ATIVIDADE: é uma atividade de observação do sistema circulatório, no qual o objetivo é o aluno tentar descrever como ele funciona; 
SEGUNDA ATIVIDADE: esta atividade é para que os alunos mostrem seu conhecimento sobre as partes do coração humano, essa fase do jogo os alunos terão algumas estruturas do coração, e um desenho do nosso coração com algumas setas indicando algumas de suas estruturas, o objetivo é os alunos levarem os nomes das estruturas até seu lugar correto;
TERCEIRA ATIVIDADE: consiste de um diagrama ou cruzadinha, com algumas dicas para que os alunos com seu conhecimento tentem completar;
QUARTA ATIVIDADE: serve para que alunos explorem os diversos vasos sanguíneos, e tentem descobrir qual o sangue que cada vaso transporta (arterial ou venoso);
ULTIMA ATIVIDADE: uma texto faltando algumas palavras, o objetivo é que os alunos completem com as palavras corretas.
Disponível em: < http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/index.htm>. Acesso em: 22 de set. 2016.

2 comentários:

  1. (1_EDFIS_LIC_NA_Brendow_Santiago)
    Uma maneira muito boa de conseguir o interesse dos alunos, já que se divertem no jogo e ainda entendem melhor sobre o conteúdo que foi passado em outras aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai e é uma maneira diferente de se aprender,blog anatomia em foco agradece sua contribuição.

      Excluir